Promover uma educação de excelência permeada pelos valores cristãos e compromisso com a vida, com a sociedade e com o cuidado do Planeta, interagindo de forma positiva e responsável.
1. Unidade e Comunhão
2. Bom relacionamento
3. Organização e disciplina
4. Excelência
5. Atualização e Eficiência
6. Sustentabilidade
Falar em uma escola de 120 anos é falar de uma escola inserida e comprometida com a realidade e em permanente movimento, o que a coloca como referência em educação para a região Nordeste do Rio Grande do Sul. Uma escola feita por muitas mãos e que mantém viva a sua missão de evangelizar através da educação integral.
Em um mundo marcado pela aceleração tecnológica, de conceitos e de prioridades, o São José foi capaz de se reinventar e dar novas respostas aos novos desafios provocados pela pandemia da COVID – 19.
Hoje, celebramos com todo vigor os 120 anos de progresso, lutas, conquistas, aprendizagens, erros e acertos, mas, acima de tudo, celebramos a vida de cada família, de cada estudante, de cada colaborador e de cada parceiro, que fez e faz parte de nossa história, pois juntos fomos capazes de desbravar novos horizontes, alicerçados na excelência acadêmica e na promoção da vida, sempre inspirados pelo carisma das irmãs de São José de Chambéry (promover a comunhão entre si, com Deus e com o próximo).
Direção
SCT (Serviço de Coordenação de Turno)
SOE (Serviço de Orientação Educacional)
SOR (Serviço de Orientação Religiosa)
SCP (Serviço de Coordenação Pedagógica)
AEE (Atendimento Educacional Especializado)
Assistência Social
Audiovisual
Recreação
Biblioteca
Comunicação
Informática
Limpeza
Manutenção
Portaria
Secretaria
Tesouraria
Turno Inverso
A Estrutura do São José Caxias dispõe de espaços únicos, preparados especialmente para os estudantes.
O Ginásio Poliesportivo é uma estrutura do São José, que fica situado em uma área fora do Colégio, no bairro Panazzolo.
Em dias específicos, os estudantes passam todo o período em atividades no local, que conta com quadras de esportes, pátio externo, salas de aula e cantina.
O Colégio São José Caxias conta com laboratórios de Química, Física e dois laboratórios de Informática e multimídia para atividades de ensino e pesquisa. Os espaços visam contribuir com a educação do aluno, estimulando o aprendizado, contemplando as diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.
O Planetário do São José é uma sala montada especialmente para que o estudante possa fazer uma viagem pelo universo, que vai da criação do sistema solar até o surgimento das constelações e demais conteúdos vistos em sala de aula.
Este único entre as escolas do Estado e encanta quem o visita pela riqueza de detalhes.
A Sala de Línguas é um espaço criado especialmente para os estudantes do Fundamental II e do Ensino Médio. No local, cada detalhe remete às línguas que são estudadas por eles.
Estudar Inglês e Espanhol num ambiente assim é pura diversão, o que torna o aprendizado mais leve e fácil.
Para os estudantes que vêm de outra cidade ou para aqueles que querem reunir a família na hora do almoço, o São José conta com um restaurante. Localizado junto ao Bloco VI, o Delícias e Sabores oferece um cardápio diferenciado, acompanhado por nutricionista da escola.
Em 2021, o Colégio São José Caxias comemora 120 anos de história. Mas essa trajetória iniciou ainda no século XVII, quando foi fundada a Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, na França. O padre Jean Pierre Médaille reuniu, numa comunidade ativa e contemplativa, mulheres que havia conhecido em seu trabalho missionário e que desejavam consagrar suas vidas a Deus. Em 15 de outubro de 1650, o bispo Henrique de Maupa autorizou a fundação da Congregação das Irmãs de São José, que levava esse nome para “lembrá-las que elas devem assistir e servir ao próximo com o mesmo cuidado que São José fez com Maria e seu filho Jesus”.
Durante a Revolução Francesa, as irmãs sofreram dificuldades, sendo encarceradas e mortas. Mas, com o término do movimento a Congregação se renovou e ramos antigos das Irmãs de São José renasceram e se espalharam pelo mundo. As irmãs desembarcam na Itália, na Índia, na Dinamarca, na Suécia, nos Estados Unidos, na Rússia, na Argentina e no Brasil. Aqui chegaram em 1858, no estado de São Paulo, onde fundaram hospitais, orfanatos, asilos e multiplicaram escolas. No ano de 1898, os Freis Capuchinhos solicitam que elas se estabeleçam em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, para trabalhar com os imigrantes italianos. A expansão é tão grande que elas são divididas em diversas províncias, onde passam a administrar, especialmente, escolas. É o início do Colégio São José Caxias do Sul e de uma história de 120 anos.
O inícioA educação sempre foi um pilar fundamental para a Congregação das Irmãs de São José. Foi por isso que logo que desembarcaram em terras gaúchas, em 1898, abraçaram a missão de desenvolver a educação integral à população feminina. Da França, chegaram as irmãs Maria Paula Dunand, Maria Azélia Diocet, Clotilde Zaberer e Dorothé Pachod para dar início a história do educandário. Cheias de entusiasmo, iniciaram suas atividades.
A fundação oficial do Colégio São José é datada de 11 de fevereiro de 1901, sob a direção da Madre Maria Felicidade. O primeiro prédio a abrigar o educandário foi uma casa na Avenida Júlio de Castilhos. A construção de um imóvel próprio só iniciou em 1903, após a congregação adquirir três lotes na Rua Os Dezoito do Forte.
Hoje, após 120 anos de sua fundação, o São José mantém os pés firmes nos ideais do passado, mas com os olhos voltados para o futuro.