Na manhã desta segunda-feira, dia 20, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio participaram do XXX Seminário das Profissões do Colégio São José. Neste primeiro dia, a palestra de abertura contou com a presença do psicólogo Lucas Ballardin Colombo, que conversou de maneira franca com os estudantes sobre ‘Orientação de Carreira’. O profissional explicou para os jovens o quanto é importante escolher uma carreira ou ocupação, baseado no que se gosta, nas afinidades de cada um, não sob a pressão dos interesses ou vontade das famílias. “Esse é um grande passo para acertar na decisão. Mesmo assim, não é garantido que a gente acerte de primeira. Todos podemos errar, recomeçar ou mudar o que não nos traz mais felicidade”,  pontuou Colombo.


Empresas e Finanças

Na sequência, ocuparam a cena os profissionais da área de ‘Empresas e Finanças’, Felipe Bebber e Graciela Stefan. Ele, enólogo, presidente da Associação Brasileira de Enologia, empresário, enólogo e diretor comercial da vinícola da família, localizada em Flores da Cunha. Ela contabiliza uma experiência de 15 anos na área bancária, o que a habilita para, hoje, prestar consultoria de carreira, de planejamento e mentoria financeira,além de palestrar sobre o tema e empreender no segmento de finanças.

De maneira leve e objetiva, os jovens empreendedores contaram aos estudantes um pouco de suas trajetórias profissionais e dividiram experiências com eles, evidenciando que as dúvidas existem na hora de escolher uma ocupação, mas que o trabalho, a dedicação e o amor pelo que se faz irá definir aqueles que farão sucesso, em qualquer área de atuação.

“Mesmo gostando, amando o que se faz, é necessário trabalhar muito, se dedicar diariamente para alcançar destaque. Senão seremos apenas mais um, independente da área de atuação”, destacou Graciela.  

“É preciso gostar do que faz e ter clareza de onde se quer chegar. Ai tudo será mais leve, pois os desafios são muitos. É preciso estar preparado e vibrar com as pequenas conquistas”, citou Bebber, que desde 2015 comanda a elaboração dos vinhos e a parte comercial da Vinícola Bebber, idealizada por ele, pelo irmão e pelo pai.

Os estudantes interagiram com os convidados, fazendo perguntas e conversando com eles após as palestras, para esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e trocar ideias. 

Tivemos uma manhã muito produtiva, com participações de peso, que contribuíram para o crescimento dos nossos estudantes, independentemente da área que venham a seguir num futuro próximo.

Na manhã desta terça-feira, dia 21, nossos convidados integram a temática ‘Saúde e Bem-estar’.