Nesta semana lançamos mais um projeto idealizado pelo Serviço de Orientação Religiosa - SOR, o '𝑵𝒂𝒔 𝑷𝒆𝒈𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒅𝒐 𝑷𝒂𝒅𝒓𝒆 𝑴é𝒅𝒂𝒊𝒍𝒍𝒆'.


Traremos semanalmente uma citação ou um ensinamento deixado pelo fundador da Congregação das Irmãs de São José.
Você sabe quem foi Padre Médaille? Conheça agora um pouco da sua trajetória.

João Pedro Médaille nasceu em 6 de outubro de 1610, em Carcassonne, na França. Seu pai era advogado e foi peça importante para o estabelecimento de um Colégio Jesuíta, onde João Pedro foi um dos primeiros alunos, em 1623. Com 16 anos entrou para o Noviciado, em Toulouse, onde seu irmão, João Paulo, o seguiria mais tarde. Pode-se ver, pelo “Catálogo dos Noviços”, de 1627 a 1628, qual a impressão que o jovem João Pedro deu durante seu Noviciado. Sua inteligência era considerada excelente. Por outro lado, sua saúde física era fraca e, nos documentos sobre ele, houve sempre a mesma afirmação, durante toda a sua vida. Seu espírito de mortificação é sempre considerado “notável e excepcional”. Ao comparar esta mesma afirmação, nos dois anos de Noviciado, e as que foram feitas sobre os outros 29 noviços, pode-se julgar o quanto o Padre Médaille se distinguiu pelo seu zelo e por sua inteligência ao entrar na Companhia de Jesus.

Com a idade de 18 anos, pronunciou seus primeiros votos e continuou sua formação intelectual. Ele estudou retórica no mesmo colégio que São Francisco Regis, o futuro Apóstolo de Auvergne, que estava estudando Teologia.

Depois de 2 anos em Carcassonne como professor, retornou a Toulouse para estudar Teologia e, 2 anos antes da data normal, foi ordenado padre, em 1637.

Depois ele foi enviado ao Colégio de Aurillac como “ministro”, como assistente e Conselheiro do Superior, para a organização física da casa. Numa comunidade com 18 Jesuítas, o Padre Médaille, com 27 anos, era o mais jovem. Ele foi também prefeito da associação externa dos estudantes, reunindo os interessados na formação espiritual e apostólica. Em 1641-1642, o Padre Médaille tem a sua primeira experiência de campanhas missionárias, com um companheiro do Colégio de Le Puy. Finalmente, sua formação religiosa termina em Toulouse com o “terceiro ano” na companhia do Padre Noël Chabanel, martirizado no Canadá em 1646.
Sua profissão solene foi em 11 de outubro de 1643. Ele tinha 33 anos de idade e foi mandado para Saint Flour para organizar um colégio fundado naquele mesmo ano. Este marca um dos períodos mais difíceis da vida de João Pedro Médaille. Neste tempo em que ele era responsável por vários ministérios internos e externos, há também as suas atividades de Fundador.

𝑵𝒂 𝒑𝒓ó𝒙𝒊𝒎𝒂 𝒔𝒆𝒎𝒂𝒏𝒂 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒆𝒑𝒊𝒔ó𝒅𝒊𝒐𝒔 𝒅𝒂 𝒗𝒊𝒅𝒂 𝒅𝒆 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐 𝒇𝒖𝒏𝒅𝒂𝒅𝒐𝒓. 𝑵𝒐𝒔 𝒂𝒄𝒐𝒎𝒑𝒂𝒏𝒉𝒆 𝒆 𝒔𝒊𝒈𝒂 '𝑵𝒂𝒔 𝑷𝒆𝒈𝒂𝒅𝒂𝒔 𝒅𝒐 𝑷𝒂𝒅𝒓𝒆 𝑴é𝒅𝒂𝒊𝒍𝒍𝒆'.