A herança da imigração italiana foi o tema do projeto interdisciplinar trabalhado nesta semana com os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental. Diferentes recursos foram utilizados pelos professores para apresentar às turmas a trajetória deste povo que deu origem a Serra Gaúcha.

Os alunos conheceram a história de um dos empresários mais antigo em atividade no Brasil, o caxiense Carlos Candido Finimundi, que em 2021 completa 100 anos. O centenário, que foi um dos fundadores da Metalúrgica Dambroz S.A., gravou um vídeo com uma mensagem de estímulo para os estudantes, o qual foi apresentado em sala de aula. Finimundi também enviou alguns exemplares do livro que resgata a sua trajetória de sucesso, para serem sorteados entre as turmas (foto). Os alunos que estão participando das aulas síncronas também concorreram.

Como complemento da matéria passada em aula, os alunos e seus familiares foram convidados a assistir o documentário que estreou recentemente na Netflix 'Legado Italiano', dirigido por Márcia Monteiro. O filme faz um resgate do processo de imigração dos italianos para o Brasil, especialmente para a região serrana do Rio Grande do Sul, abordando aspectos como religiosidade, música, gastronomia, arquitetura, indústria e setor vitivinícola.

Certamente uma forma divertida e leve de aprender.