“Os pássaros têm asas, as pessoas têm livros”. Inspirados pela frase de autoria da professora de Língua Portuguesa, Mara Torresini, o Grupo de Jovens Amor em Movimento, do Colégio São José, realizou um sonho antigo na tarde de ontem. Após alguns meses de trabalho, os voluntários do Grupo participaram da inauguração da biblioteca ‘Professora Mara Torresini’, a qual viabilizaram a implantação junto ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmão Sol, no Loteamento Campos da Serra, em Caxias do Sul.

Com ajuda do Frei Jaime, o Grupo de Jovens chegou até o Espaço Irmão Sol, que atende 80 crianças e adolescentes (de seis a 15 anos) em situação de vulnerabilidade social. 

Além dos livros doados por Mara, o Grupo de Jovens comprou centenas de outros títulos infanto-juvenis, solicitados pela coordenadora do projeto, Fernanda Osório Borges. Os móveis que guardam os livros também foram encomendados e pagos pelo Grupo de Jovens, com a verba adquirida com a venda dos uniformes do Brechó Solidário.

O espaço recebeu o nome em homenagem à doadora da ampla coleção de livros da biblioteca. Hoje, Mara Torresini encontra-se debilitada em uma clínica de atendimento a idosos, mas seu antigo sonho, compartilhado com a amiga, também professora, Lorita Menegon de Souza, que coordena o Grupo de Jovens do São José, foi realizado.

“Essa biblioteca é maravilhosa. Foi deslumbrante ver o sorriso e a curiosidade deles ao verem os livros pela primeira vez. Sentimos o engajamento e o interesse deles, que participaram de todo o processo de recebimento e catalogação e organização dos títulos”, conta a coordenadora, Fernanda Osório Borges, descrevendo o sentimento dos usuários do Irmão Sol ao terem os primeiros contatos com os livros.

Ruan Pablo Rodrigues, 13 anos, que frequenta o projeto há dois meses, agradece ao Grupo de Jovens Amor em Movimento pela iniciativa e também à professora Mara, pela contribuição. “Esse era o sonho da Mara, dos Jovens do Grupo e também o nosso. Muito obrigado por estarem aqui hoje e por realizarem esse sonho”, destacou Ruan.

Do outro lado estão os voluntários do Grupo de Jovens Amor em Movimento, que participaram da construção desse sonho. “Nós, enquanto seres humanos, falamos muito de sonhos, mas esses sonhos raramente saem do papel e ter uma oportunidade de torná-los realidade, é um privilégio. Esse é o legado da professora Mara para essas crianças. Acredito que elas serão a perpetuação desse legado e a continuação da alegria e do amor dela pelos livros”, pontuou o voluntário do Grupo, Augusto De Ros Forner, 16 anos, da 2ª série do Ensino Médio do CSJ.

Sobre o Irmão Sol

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmão Sol, no Loteamento Campos da Serra, em Caxias do Sul, tem três anos e desenvolve atividades pedagógicas relacionadas à sociabilidade e convivência na sociedade.“A gente mostra um mundo diferente para eles. Como estão inseridos em um meio de vulnerabilidade social e de risco, a gente mostra que eles podem vislumbrar um mundo diferente”, cita a coordenadora do projeto.

Atualmente são atendidos 80 usuários, de seis a 15 anos, no contraturno escolar. No local, além das atividades pedagógicas e lúdicas, os participantes também recebem lanche.

O irmão sol é mantido por uma verba mensal do município, repassada por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), e recebe ajuda da Associação Mão Amiga e comunidade local.